Brasil confirma primeiro caso de coronavírus

Ministério da Saúde informa que um homem de 61 anos, morador de São Paulo, esteve na região da Lombardia, na Itália, neste mês, e foi diagnosticado no hospital Allbert Einstein

Funcionários de uma companhia aérea usam máscaras de proteção contra o coronavírus no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Amanda Perobelli / Reuters (Reuters)

O Brasil confirmou o primeiro caso de pessoa infectada pelo novo coronavírus (Covid-19). O resultado do segundo exame realizado como contraprova para confirmar a infecção do paciente de São Paulo deu positivo, informou na manhã desta quarta-feira, 26 de fevereiro, o ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde).

A pessoa infectada é um homem de 61 anos, morador de São Paulo, que esteve na Itália entre 9 e 21 de fevereiro e que foi internado após apresentar sintomas da doença.

O caso ocorre um dia depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertar para um risco de pandemia mundial do coronavírus. Segundo Mandetta, o Ministério da Saúde vai observar como o coronavírus se comporta em um país tropical e durante o verão, já que o surto começou em uma região onde é inverno (a cidade de Wuhan, na China). 

O ministro afirmou ainda que o padrão observado na China dá pistas sobre a transmissibilidade e a letalidade do coronavírus. O secretário de vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, na mesma coletiva de imprensa, completou:

A gravidade da doença está de moderada a leve.

Diferentemente do que muitos dos veículos da grande mídia mainstream tem tentado deixar transparecer, o Ministério da Saúde, em nome do Governo Federal, tem procurado informar através de suas redes sociais e demais veículos de mídia do próprio governo todas as atualizações necessárias à respeito da epidemia (agora praticamente elevada ao risco de pandemia, segundo a OMS) do COVID-19 #Coronavírus, conforme pode ser observado abaixo em notas do Ministério da Saúde e do próprio ministro Mandetta, em seus respectivos perfis no Twitter e demais redes sociais – vide abaixo. (Nota do Editor)

Últimas Notícias sobre o novo coronavírus

Roberto Carlos Teixeira
Autor: Roberto Carlos Teixeira

Escritor, autor, pesquisador, autodidata. Autor de vários sites de pesquisa, webmaster, profissional multifuncional da área tecnológica, um investigador da política e da gestão pública! Conservador, monarquista e genealogista por hobby. Um apaixonado por História Antiga e Origens dos Povos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.